Caça Notícias
Bateria carrega telemóvel em 10 segundos
Magalhães em Macau com teclado em chinês
Segunda maior central solar em Portugal começa a produzir terça-feira
Versão táctil do Cubo de Rubik
 
Outras Notícias
Jornais

Banda Larga
Projecto Banda Larga
Divulgação cientifica
Vídeos com demonstrações laboratoriais

Sótão
Histórico
Imprensa
Ciência 3D
ReadCiencias
Software Educativo
Boletim da SPM
Softciências
Água virtual
wwwantr
wwwqui
wwwfi
Imagens

O Mocho Responde
Obtenha Resposta às suas Questões
 

 
 
OS MAIS POPULARES

NOVIDADES

SUGERIR LINK

CRÉDITOS

COMENTÁRIOS

ESTATÍSTICAS DE ACESSOS

MAPA DO SITE



Visitas: 565493
 
O MOCHO > DIVULGAÇÃO CIENTIFÍCA > TEXTOS DE DIVULGAÇÃO > NUNO CRATO > MATEMÁTICA (NUNO CRATO)
 
 
 
Textos de divulgação, da autoria de Nuno Crato, sobre Matemática.
 
 
   
 

::. 19980228 Quando o acaso é o mais certo
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre conflito de padrões racionais e algoritmos matemáticos, como é exemplo o QuickSort,

 
 

::. 19980404 A vitória da razão
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre o livro "O Último Teorema de Fernat", de Amir D. Aczel, que conta uma história do esforço de gerações e gerações no avanço da matemática, esta história é recheada de fracassos e sucessos. O autor dá como exemplo a demonstração do Último Teorema de Fernat efectuado pelo matemático Andrew Wiles.

 
 

::. 19980919 A «ondinha» do FBI
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre um novo instrumento matemático para condensar os arquivos de impressões digitais do FBI. Este instrumento matemático é baseado no trabalho de Fourier e outros matemáticos.

 
 

::. 20030425 A conjectura do donut
Artigo de Nuno Crato sobre a conjectura de Poincaré para a dimensão três, ao que parece um dos grandes problemas da matemática, do velho século está prestes a sucumbir ao poder do raciocínio humano.

 
 

::. 20030523 Xadrez exponencial
Artigo de Nuno Crato sobre a invenção do jogo de xadrez e a recompensa que o seu inventor pediu: um grão na primeira casa do tabuleiro, dois grãos na segunda, de forma que se duplicasse sempre o número de grãos ao passar de uma casa para a seguinte, até chegar ao fim, à sexagésima quarta casa. Esta sucessão é chamada "sucessão binária".

 
 

::. 20030607 A maçã de Demócrito
Artigo da autoria de Nuno Crato com a resolução de um desafio matemático: se dividirmos sucessivamente a meio um segmento de recta de 10 centímetros, quantas vezes teremos de iterar essa divisão para chegar a um comprimento equivalente ao diâmetro do átomo de hidrogénio?

 
 

::. 20031011 Primos naturais
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre o período de desenvolvimento das cigarras, que é um processo de geração de números primos pela Natureza.

 
 

::. 20050423 Ai as percentagens…
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre algumas relações entre percentagens encontradas na publicidade. Por exemplo, será que se aumentarmos a velocidade em 50%, diminuímos o tempo de trabalho para metade? Ou se o preço de uma chamada for reduzido para metade podemos falar 50% mais, pelo mesmo preço?

 
 

::. 20050618 Números cruzados
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre o jogo matemático Sudoku.

 
 

::. 20050618 Sete gatos e sete ratos
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre um desafio matemático: "Se sete gatos caçam sete ratos em sete minutos, quantos gatos são necessário para caçar 70 ratos em 70 minutos?". O autor refere-se também à aplicação de desafios matemáticos no ensino.

 
 

::. 20051217 O Pai Natal de São Petersburgo
Artigo de Nuno Crato sobre o paradoxo de São Petersburgo. Este paradoxo consiste no seguinte, se o Pai Natal vier ter connosco e disser: "Vou-te oferecer a quantia que pedires para jogarmos um jogo, sei que a única coisa que vais ganhar é essa quantia fixa que te dou. E eu posso ganhar muito. Mas dou-te o que quiseres para aceitares jogar comigo".

 
 

::. 20060204 Match Point
Artigo de Nuno Crato sobre a aleatoriamente irredutível no mundo.

 
 

::. 20060617 O menino Gauss
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre a lenda que conta que Gauss quando aluno calculou numa fracção de segundo o somatório de 1 a 100.

 
 

::. 20060708 Os grilos são termómetros
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre como medir a temperatura recorrendo a grilos, isto porque, os intervalos entre as estridulações dos grilos são função da temperatura exterior. A explicação deste fenómenos é dada pela equação de Arrhenius.

 
 

::. 20060715 A altura do rei
Artigo de Nuno Crato onde é determinada a altura de Tales de Mileto, com base num teorema matemático.

 
 

::. 20061104 NUMB3RS/NÚM3ROS
Artigo da autoria de Nuno Crato sobre a série televisiva NUMB3RS, onde os episódios são baseados em histórias reais e em casos reais de utilização da matemática para esclarecer casos de polícia.

 
 

::. 20070127 TLEBS matemáticas
Artigo de Nuno Crato sobre o significado matemático de "biunívoco".

 
 

::. 20070331 A regra e a excepção
Artigo de Nuno Crato sobre a atribuição do prémio matemático Abel atribuído a Srinivasa Varadhan, pelo seu estudo de acontecimentos altamente improváveis em estatística.

 
 

::. 20070414As pontes de Euler
Artigo de Nuno Crato sobre "As pontes de Euler". Sabendo que em Koenigsberg, actual Kaliningrado, existiam sete pontes que atravessavam o rio da cidade e no meio haviam duas ilhas (de uma das ilhas partiam três pontes: uma para a outra ilha e uma para cada uma das margens; da outra ilha partiam cinco pontes: duas para cada uma das margens e uma outra, já referida, para a outra ilha). Será possível os habitantes de Koenigsberg passearem pelas ilhas tentando percorrer todas as pontes, mas sem passar mais do que uma vez por qualquer delas?

 
 

::. 20070421 Faces, arestas e vértices
Artigo de Nuno Crato sobre Leonard Euler e o seu contributo para o estudo dos poliedros convexos.

 
 

::. 20070505 A espuma da cerveja
Artigo onde Nuno Crato explica como os matemáticos Robert MacPherson e David Srolovitz conseguiram generalizar uma equação formulada por John von Neumann, em 1952, baseando-se na espuma da cerveja.

 
 

::. 20070616 Macacos dactilógrafos
Artigo de Nuno Crato sobre o parábola dos macacos dactilógrafos. Matematicamente é possível, embora pouco provável, que um macaco ao carregar nas teclas de um computador de forma puramente aleatória, num tempo infinito, qualquer sequência de letras irá necessariamente aparecer, mesmo uma das peças de Shakespeare.

 
 

::. 20070707 Estatísticas reveladoras
Artigo de Nuno Crato sobre o contributo da matemática na criptologia. O autor refere-se à descodificação de uma carta, com o auxílio de técnicas estatística, que contem o nome de um conspirador do século XV.

 
 

::. 20080308 Estatísticas
Artigo de Nuno Crato que alerta sobre a necessidade de termos conhecimentos estatisticos para podermos interpretar correctamente as estatisticas apresentadas.

 
 

::. 20080329 Conjecturas e provas
Artigo de Nuno Crato sobre a conjectura de Collatz que, afirma que fazendo certas operações sucessivas a partir de qualquer número natural (inteiro positivo), se obtém sempre o número 1.

 
 
 
 
Pesquisa

Pesquisar

Pesquisa Avançada

Destaques
Pio do Mocho
Tabela Periódica
Moodle Softciências
Roteiro de Ciência
Astrosoft
Magia dos Números
Áreas por Decomposição
Molecularium
Nonius
Gazeta de Física
Jogo das Coisas
Ozono
Jogos TP
Roleta Matemática
Roleta Química
 
PRISMA
Da Semente ao Fruto
Soc. Port. Química
Soc. Port. Física
Soc. Port. Mat.
Clipart Química
Concep. Alternativas
P. Conhecimento
Museu de Física
Ciência a Brincar
Potências de 10
Exploratório
Ciência em Casa
Serreta - Vulcões
Ciência PT
Ciência Hoje
Ciência Viva
Ciência em Portugal
De Rerum Natura

Sondagens
Acha positiva a iniciativa de disseminar e fomentar a utilização do computador portátil "Magalhães" nas aulas do 1º ciclo?
 
      

 APOIOS
  Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica CRIE - Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola
FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
Programa Operacional Ciência e Inovação 2010<br>Ministério da Ciencia Tecnologia e Ensino Superior

 RESPONSABILIDADE
  Centro de física Computacional da Universidade de Coimbra

 COLABORAÇÕES
  Cnotinfor, Lda Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  Exploratório - Centro Ciência Viva Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Centro de Física Computacional © 1998 - 2017 Todos os direitos reservados.
web design:
www.cnotinfor.pt