Caça Notícias
Bateria carrega telemóvel em 10 segundos
Magalhães em Macau com teclado em chinês
Segunda maior central solar em Portugal começa a produzir terça-feira
Versão táctil do Cubo de Rubik
 
Outras Notícias
Jornais

Banda Larga
Projecto Banda Larga
Divulgação cientifica
Vídeos com demonstrações laboratoriais

Sótão
Histórico
Imprensa
Ciência 3D
ReadCiencias
Software Educativo
Boletim da SPM
Softciências
Água virtual
wwwantr
wwwqui
wwwfi
Imagens

O Mocho Responde
Obtenha Resposta às suas Questões
 

 
 
OS MAIS POPULARES

NOVIDADES

SUGERIR LINK

CRÉDITOS

COMENTÁRIOS

ESTATÍSTICAS DE ACESSOS

MAPA DO SITE



Visitas: 598014
 
O MOCHO > CIÊNCIAS > QUÍMICA > SIMULAÇÕES > GASES
 
 
 
Simulações interactivas envolvendo comportamento de gases.
 
 
   
 

::. Processos especiais de um gás ideal
Este site contém uma simulação com gases ideias que permite estudar processos isobáricos, isocóricos e isotérmicos. Ao seleccionar um dos processos referidos, surge uma animação e a visualização gráfica correspondente que evidencia a diferença entre um valor inicial e um valor final. Estes valores também podem ser consultados na zona verde. Não contém nenhuma explicação, nem sugestões de utilização, apenas refere as relações a serem verificadas entre variáveis nos processos referidos. Não se pode manipular nenhuma variável. Não permite visualizar as partículas e suas colisões.

 
 
 

::. Ciclo de Carnot  ... (inglês)
Simulação do ciclo de Carnot. Possibilidade de manipulação da razão Cp/Cv.

 
 

::. Câmara de pressão ... (inglês)
Este site apresenta uma série de experiências em que se controla a acção de um piston numa câmara que contém um gás ideal. Com a ajuda do cursor, pode-se seleccionar entre três gases com massa molecular diferentes. As simulações podem ocorrer a volume constante ou a temperatura constante. Podem ser efectuadas para um gás ideal ou para um processo adiabático. Não é possível manipular directamente nenhuma das variáveis, apenas se observam os valores obtidos que também são registados no dispositivo gráfico existente à direita. São sugeridas três actividades diferentes acompanhadas por instruções de manipulação. Não existe nenhum resumo teórico a acompanhar a simulação.

 
 

::. Modelo molecular para um gás ideal ... (inglês)
O Modelo molecular para um gás ideal desta simulação tem a possibilidades de manipulação do número de moléculas, da pressão, da velocidade molecular (por introdução numérica) e do volume (por modificação, via cursor, das paredes laterais do recipiente). Relaciona a pressão com as colisões. Evidencia o movimento das partículas durante a simulação. Refere algumas noções teóricas sobre a teoria cinética. O visitante, como actividade, é ainda convidado a relacionar: - o número de moléculas com o volume; - a pressão com o volume; - a velocidade das moléculas com o volume. São ainda referidas algumas sugestões de manipulação da simulação, tais como o modo de alterar o tamanho do recipiente.

 
 

::. PV = nRT ... (inglês)
Na simulação pode-se seguir as variações da pressão quando, numa câmara fechada, se modifica o volume, a temperatura (energia cinética) e o número de moléculas. Surgem três hipóteses de manipulação das variáveis, conforme se pode visualizar na figura 3.1. Este site apresenta ainda algumas noções teóricas sobre este assunto que se podem ler a seguir a simulação. A simulação permite ver os movimentos de translação e as colisões das moléculas. Não são indicadas nenhumas sugestões de utilização, nem são apresentadas actividades.

 
 

::. Programa Lei dos gases ... (inglês)
Esta simulação permite visualizar o que acontece num cilindro quando se manipula a pressão, o volume, a temperatura, o número de moles de Hélio e/ou o número de moles de Néon. Possui ainda um gráfico que mostra continuamente a velocidade das partículas. Nesta simulação é possível aceder a um roteiro em pdf com informações de manipulação e ainda uma ficha de trabalho onde são propostas várias actividades entre as quais a elaboração de gráficos e a relação entre variáveis.

 
 

::. Propriedade dos gases ... (inglês)
Esta simulação evidencia o movimento das moléculas e é acompanhada pela explicação oral, em inglês, dos processos que têm lugar quando se selecciona as opções existentes e que permitem verificar o que acontece quando se provoca: - Um aumento de pressão a temperatura constante; - Um aumento de temperatura a pressão constante; - Um aumento de temperatura a volume constante; - Um aumento do número de partículas. Ao activar uma das opções, surge uma animação com o processo seleccionado e uma explicação oral dos acontecimentos e das noções teóricas associadas ao assunto em questão.

 
 

::. Propriedades dos gases ... (inglês)
Simulação computacional sobre as propriedades dos gases. Nesta simulação é possível variar a temperatura, o volume e a pressão e observar a variação dos restantes parâmetros.

 
 

::. Simulação de um gás ideal numa caixa ... (inglês)
Simulação de um gás ideal numa caixa (necessita de descarregamento prévio - não corre imediatamente on line).

 
 

::. Teoria cinética ... (inglês)
Modelação sobre teoria cinética dos gases.

 
 

::. Teoria cinética dos gases ... (espanhol)
Esta simulação permite visualizar os movimentos de translação e as colisões das partículas. Indica o número de choques e o valor da pressão quando se manipula a temperatura, o número de partículas ou a posição do êmbolo por introdução numérica no local indicado. Encontra-se, ainda, uma referência teórica sobre os assuntos, um pequeno roteiro com explicações e algumas questões a serem respondidas durante a utilização da simulação, designada por actividade.

 
 
 
Pesquisa

Pesquisar

Pesquisa Avançada

Destaques
Pio do Mocho
Tabela Periódica
Moodle Softciências
Roteiro de Ciência
Astrosoft
Magia dos Números
Áreas por Decomposição
Molecularium
Nonius
Gazeta de Física
Jogo das Coisas
Ozono
Jogos TP
Roleta Matemática
Roleta Química
 
PRISMA
Da Semente ao Fruto
Soc. Port. Química
Soc. Port. Física
Soc. Port. Mat.
Clipart Química
Concep. Alternativas
P. Conhecimento
Museu de Física
Ciência a Brincar
Potências de 10
Exploratório
Ciência em Casa
Serreta - Vulcões
Ciência PT
Ciência Hoje
Ciência Viva
Ciência em Portugal
De Rerum Natura

Sondagens
Acha positiva a iniciativa de disseminar e fomentar a utilização do computador portátil "Magalhães" nas aulas do 1º ciclo?
 
      

 APOIOS
  Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica CRIE - Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola
FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
Programa Operacional Ciência e Inovação 2010<br>Ministério da Ciencia Tecnologia e Ensino Superior

 RESPONSABILIDADE
  Centro de física Computacional da Universidade de Coimbra

 COLABORAÇÕES
  Cnotinfor, Lda Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  Exploratório - Centro Ciência Viva Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Centro de Física Computacional © 1998 - 2017 Todos os direitos reservados.
web design:
www.cnotinfor.pt