Caça Notícias
Bateria carrega telemóvel em 10 segundos
Magalhães em Macau com teclado em chinês
Segunda maior central solar em Portugal começa a produzir terça-feira
Versão táctil do Cubo de Rubik

COMENTÁRIOS

ESTATÍSTICAS DE ACESSOS

MAPA DO SITE

Visitas: 598011

O MOCHO > CIÊNCIAS > QUÍMICA > EXPERIENCIAS DE QUIMICA EM MUSEUS INTERACTIVOS DE CIÊNCIA > QUÍMICA GERAL

::. Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Nesta página do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa é feita referência a várias actividades laboratorias de química que os visitantes de diferentes ciclos podem realizar.

::. Seara da Ciência
Nesta página da Seara da Ciência é apresentado um módulo que permite simular a constante interacção entre a atmosfera que envolve o nosso planeta e os seres vivos e suas actividades. O visitante, ao accionar os comandos de um painel de controlo, faz com que se acendam luzes indicando as moléculas envolvidas nos ciclos do nitrogénio, do oxigénio, da água, do carbono e da chuva ácida e, ao mesmo tempo, os locais onde ocorrem tais fenómenos. O nome deste módulo é "Universo químico em movimento".

::. Arizona Science Center ... (inglês)
Nesta página do Arizona Science Center é feita referência a várias demonstrações nas quais os visitantes também participam. As demonstrações de química são sobre: os três estados físicos da matéria (usado o azoto líquido); as características de reacções químicas (como exemplo é feita uma combustão).

::. Catalyst- Science Discovery Centre ... (inglês)
O site do Catalyst- Science Discovery Centre permite dar a conhecer um centro de ciência completamente dedicado à química.

::. Exploratory ... (inglês)
Nesta página do Exploratory são apresentados vários modulos de química que os vistantes podem experimentar. Os visitantes podem: fazer bolas de sabão; descobrir as propriedades do mercúrio e os efeitos do aumento da temperatura no iodeto e no iodeto de mercúrio (II); aquecer com a chama do bico de bunsen diferentes soluções de sais e observar as cores características da chama; comparar as correntes elétricas produzidas quando tocam com as mãos em diferentes combinações de placas de metais; fazer uma cromatografia em papel de uma mistura de substâncias coloridas; fazer modelos moleculares e usar um computador para encontrar o produto químico correspondente ao modelo molecular; interagir com um computador com informações sobre os elementos da tabela periódica; usar um contador de Geiger para medir a radioactividade de materiais comuns; identificar gases através das cores do seu espectro;

::. Glasgow Science Center ... (inglês)
Nesta página do Glasgow Science Centre é apresentado um espectáculo onde os visitantes podem assistir à realização de experiências químicas relacionadas com os efeitos do dióxido de carbono, do azoto liquído e do combustível hidrogénio.

::. Great Lakes Science Center ... (inglês)
Nesta página do Great Lakes Science Center são apresentadas actividades realizadas num espaço tipo bar em que os visitantes são convidados a escolher de um menu uma experiência de química. O nome da actividade é "Materials Bar".

::. Headwaters Science Center ... (inglês)
Nesta página do Headwaters Science Center são apresentadas várias demonstrações relacionados com várias áreas da ciência. Sobre a química existem duas demonstrações: numa é realizada uma combustão, em que há libertação de chamas, servindo de exemplo para ilustrar as propriedades de uma reacção química; a outra aborda as propriedades dos materiais a diferentes temperaturas usando, para tal, o azoto líquido.

::. Impression 5 Science Museum ... (inglês)
Nesta página do Impression 5 Science Museum é apresentada uma área do museu constituída por diferentes módulos relaccionados com a química. Os visitantes podem construir modelos moleculares e interagir com a Tabela Periódica. Nessa área existe também um laboratório onde os visitantes podem realizar experiências, sendo a mais popular a síntese de um polímero (Slime) que permite fazer um saco. A área denomina-se "Connecting With Chemistry".

::. Museo Elder de la Ciencia y la Tecnologia ... (inglês)
Através deste magnífico site do Museo Elder de la Ciencia y la Tecnologia tem-se acesso aos módulos e experiências que os visitantes podem explorar no museu. Os módulos estão divididos por diferentes áreas da ciência e por níveis de ensino.

::. National Museum of Emerging Science & Innovation (Miraikan) ... (inglês)
Nesta página do National Museum of Emerging Science & Innovation (Miraikan) são apresentados três laboratórios onde os visitantes podem realizar diferentes experiências. No laboratório1 realizam-se experiências de química, como por exemplo a centrifugação de precipitados ou a formação de cristais.

::. Singapore Science Centre ... (inglês)
A partir desta página do Centro de Ciência de Singapura abrem-se várias janelas respeitantes a módulos interactivos que se inserem na área "Fundamental Chemistry". Os módulos interactivos que estão à disposição dos visitantes têm o nome de: "Periodic Table"; "Periodic Trends"; "Hands-on Atom"; "Marvelous Molecules"; "Famous Chemist"; "Avagadro Constant"; "Brownian Motion"; "Crystal Growth"; "Atomic Breakout".

::. Wollongong Science Centre and Planetarium ... (inglês)
Nesta página do Wollongong Science Centre são apresentadas experiências de química na forma de um show onde os visitantes também participam. Os temas abordados nestes shows são: o nitrogénio líquido, as bolas de sabão e os materiais fluidos. Os shows denominam-se "The Liquid Nitrogen Show"; "The Bubbles And Balloons Show"; "The Fantastic Fluids Show".

Pesquisa

Ciência Viva
Ciência em Portugal
De Rerum Natura

Sondagens
Acha positiva a iniciativa de disseminar e fomentar a utilização do computador portátil "Magalhães" nas aulas do 1º ciclo?

APOIOS
  Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica CRIE - Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola
FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
Programa Operacional Ciência e Inovação 2010<br>Ministério da Ciencia Tecnologia e Ensino Superior

RESPONSABILIDADE
  Centro de física Computacional da Universidade de Coimbra

COLABORAÇÕES
  Cnotinfor, Lda Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  Exploratório - Centro Ciência Viva Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Centro de Física Computacional © 1998 - 2017 Todos os direitos reservados.
web design:
www.cnotinfor.pt